sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Últimos dias de inscrições.

GT: Linguagens, políticas e práticas curriculares na contemporaneidade

Descrição: 
O Grupo de Trabalho ora proposto tem por tema: “Linguagens, políticas e práticas curriculares na contemporaneidade” e enquadra-se no Eixo Temático 15 do VII Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental que se denomina: Os discursos das globalizações, modernidade, espaços, tempos e saberes locais.Tem por objetivo analisar o currículo como organização geral da escola, que se expressa por uma linguagem prescritiva e que se legitima pela confluência de práticas históricas, políticas e ideológicas envoltas em relações de poder e resistência entre o instituído e o instituinte.Contempla pesquisas bibliográficas,  estudos de diretrizes curriculares que norteiam a organização de currículos para os diferentes níveis e modalidades de ensino, análises de discursos de sujeitos partícipes da concepção de projetos curriculares e a análise de práticas curriculares em ação. Em termos de bases teóricas que poderão fundamentar os trabalhos submetidos a esse GT indicamos, dentre outros, Giroux (1983) e Apple (1989 para as reflexões a respeito das relações de poder e resistência presentes na elaboração e materialização curricular; Gimeno Sacristán (2007, 20002, 1999) para a análise dos níveis curriculares e dos desafios postos à construção de currículos na cultura da globalização; Popkewitz (1997) e Lima (2008) para tratar das Reformas Educacionais que se processam na contemporaneidade.