sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Simpósio termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira(11) o 5º Simpósio Linguagens eIdentidades da/na Amazônia Sul Ocidental e 4º Colóquio Internacional AsAmazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia. Os eventos duraram toda a semanano câmpus da Universidade Federal do Acre (Ufac). 

Durante o dia,haverá sessões, grupos de trabalho e uma conferência acerca das mudanças do portuguêsna sociedade de fluxos. 

Na noite, a partirdas 20 horas, o show “Comboio Atlântico: re-misturandonossos sons espalhados no Atlântico” encerra a programação no anfiteatroGaribaldi Brasil, na Ufac. 

O espetáculo é um diálogoperformático entre músicos e dançarinos – africanos e brasileiros de origemafricana ou não – que têm na África ponto de partida estético e filosófico emcomum. O objetivo é divulgar a cultura do velho continente a partir de músicase danças tradicionais e novas que se incorporam ao espetáculo.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Simpósio e colóquio começam na outra semana

O 5º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul Ocidental e 4º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia prometem movimentar a Universidade Federal do Acre (Ufac) na próxima semana. Shows, exposições, palestras, cursos, conferências e lançamento de livro estão agendados para ocorrer de 7 a 11 de novembro.

Estudiosos e autoridades das áreas afins de vários países e estados brasileiros já marcaram presença, entre eles Mary Louise Pratt, da Universidade de Nova York, Beryl W. Jonhson, da University of West Indies (Jamaica), Krista Kateneva e Jossianna Arroyo Martinez, ambas da Universidade do Texas.

No começo desta semana, inscrições para novos minicursos foram abertas aos interessados. A professora Maria do Rosário Valencise, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), será ministrante de “Michel Foucault: discurso, poder, identidades”. Já Franciana Castro, da Ufac, e Eurivalda Santana, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), ministram “Ensinando Adição e Subtração”. A data de realização e horário vão ser os mesmos dos outros nove minicursos, do dia 8 a 10, das 8 às 12 horas, no bloco de mestrados.

No dia 9, a cantora e compositora Keilah Diniz realiza show no anfiteatro Garibaldi Brasil, a partir das 19h30. A entrada é livre. A artista morou em Rio Branco entre 1977 e 1985, período em que participou intensamente do movimento artístico acreano, contribuindo na poesia, no teatro e na música.

Para o último dia, está programado o espetáculo “Comboio Atlântico - re-misturando nossos sons espalhados no Atlântico”, às 20 horas, no Casarão.  O evento é um diálogo performático entre músicos e dançarinos – africanos e brasileiros de origem africana ou não–que têm na África ponto de partida estético e filosófico em comum. O objetivo é divulgar a cultura do velho continente a partir de músicas e danças tradicionais e novas que se incorporam ao espetáculo.

Os membros do grupo Comboio Atlântico Salloma Salomão (músico e historiador) e Carlinhos Antunes (músico e historiador) promovem antes, no dia 9, workshow sobre a influência da África na música brasileira, e exibição do documentário “Sete dias em Burkina” na Escola Acreana de Música, no Conjunto Tucumã.

As inscrições para apresentação de trabalhos e participação como ouvinte no simpósio e colóquio já se encerraram no mês passado. Ouvintes, no entanto, poderão se inscrever ainda no primeiro dia dos eventos, no câmpus da Ufac. As inscrições para os minicursos e workshow podem ser feitas no sítio eletrônico www.simposioufac.com.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dois novos minicursos

Dois novos minicursos oferecidos pelo 5º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e 4º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia abriram inscrições na semana passada. Agora já são oito com 30 vagas cada um.

Os minicursos são: “Performances negras: trânsitos visuais entre Brasil e Caribe”, que será ministrado pela professora Bebel Nepomuceno, e “O mundo do trabalho e a educação em imagens: a fotografia como fonte histórica”, com a pesquisadora Maria Ciavatta, da Universidade Federal Fluminense.

Alunos, professores e sociedade em geral podem participar e têm direito a certificado de 20 horas.

Os minicursos ocorrem simultaneamente de 8 a 10 de novembro e fazem parte das atividades programadas para o simpósio e colóquio, que estão marcados para começar em 7 de novembro, no câmpus da Universidade Federal do Acre (Ufac).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no sítio www.simposioufac.com até o dia 7 de outubro.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Agendado show artístico de Keilah Diniz

Está confirmado o show da cantora e compositora Keilah Diniz no 5º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul Ocidental e 4º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia. A apresentação, que é aberta, tem data marcada para 9 de novembro, às 21 horas, no anfiteatro Garibaldi Brasil, no câmpus da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A artista é licenciada em música pela Universidade Nacional de Brasília (UnB) e morou em Rio Branco entre 1977 e 1985. No período em que viveu no estado, participou intensamente do movimento artístico acreano, contribuindo na poesia, no teatro e na música. Em 1997, lançou o livro de poesia "Viver, vivi". Em 1998, gravou o CD "Amazônia". Embora residindo em Brasília desde 2000, onde trabalha como funcionária pública, mantém contatos e participações na vida artístico-musical do Acre.

As inscrições para quem quer participar como ouvinte no simpósio e colóquio se estendem até 7 de outubro e  podem feitas gratuitamente pela internet no sítio www.simposioufac.com. Os minicursos também aceitam inscrição até essa data. São seis minicursos com 30 vagas cada um, com direito a certificado de 20 horas. O prazo para inscrever-se em apresentação de comunicações orais e em grupos de trabalho acabou no dia 31 de julho.

Os dois eventos ocorrem de 7 a 11 de novembro, quando especialistas, pesquisadores, estudantes, ativistas, militantes de movimentos sociais e sociedade em geral serão envolvidos em debates, conferências, minicursos, comunicações livres e oficinas, reflexões, apresentações de estudos em diferentes áreas do conhecimento que resultam de experiências acerca das linguagens e educação nas Amazônias e nas Áfricas.

“As marcações históricas que constituem os mitos fundadores da ‘colonização’ e da constituição das sociedades amazônicas, por exemplo, foram estabelecidas sob o jugo da presença e da expansão dos interesses internacionais para a região desde o século XVI, sendo que parte substancial das pesquisas e publicações sobre a região está assentada na temporalidade e perspectiva estabelecidas por tais interesses, silenciando sobre as multifacetadas práticas culturais dos que aqui viviam”, reitera o coordenador do simpósio, professor Gerson Albuquerque.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Começaram as inscrições para minicursos

Estão abertas as inscrições para os minicursos oferecidos pelo 5º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e 4º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia. São seis minicursos com 30 vagas cada um.

Alunos, professores e sociedade em geral podem participar e têm direito a certificado de 20 horas.

Os minicursos ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro e fazem parte das atividades programadas para o simpósio e colóquio, que estão marcados para 7 a 11 de novembro, no câmpus da Universidade Federal do Acre (Ufac).

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no sítio www.simposioufac.com até o dia 7 de outubro.

Os temas dos minicursos são os seguintes:

Amazônia e Acre: simbologias, imagens e imaginações

Uma proposta para a reeducação das relações étnico-raciais a partir do currículo escolar

Metasys sem mistério: aplicativos do UCA em sala de aula

O rock brasileiro nos anos 1980

Estratégias de leitura na produção de práticas leitoras em língua estrangeira

Estudos de gênero em textos de mulheres negras na literatura brasileira e africana de língua portuguesa

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Inscrições para apresentação de trabalhos vão até fim do mês

As inscrições para comunicações orais, participação em grupos de trabalho e apresentações de pôsteres no 5º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e no 4º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia estão abertas até o fim deste mês.

O evento ocorre de 7 a 11 de novembro no câmpus da Universidade Federal do Acre (Ufac). Ao mesmo tempo, a coordenação do curso de pedagogia vai realizar a 15ª Semana de Educação da Ufac.

A perspectiva que orienta o evento é apresentar e debater um conjunto de estudos sobre as Amazônias, a partir de abordagens multidisciplinares, valorizando a análise e interpretação de autores que se contrapõem às noções de “vazio demográfico”, “primitivismo”, “paraíso terrestre” ou “inferno verde” que sempre marcaram as formas de análise nos estudos amazônicos produzidos por pesquisadores e autores que desconhecem as realidades locais.

Pesquisadores, professores e estudantes podem inscrever-se gratuitamente elaborando resumo com 150 a 300 palavras no site www.simposioufac.com. Para os ouvintes, as inscrições estendem-se até 7 de outubro.

Nesta edição do simpósio, há dois grupos de trabalho. O primeiro tem o objetivo de reunir trabalhos que envolvam, de forma complementar, pesquisas relacionadas às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e o ensino. O segundo é sobre leitura, ensino e aprendizagem de línguas e formação de professores.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Inscrições para simpósio e colóquio já estão abertas

A Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora da PUC/São Paulo realizam de 7 a 11 de novembro, no campus universitário, a 5ª edição do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e a 4ª edição do Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia.

Este ano, em parceria com a coordenação do curso de pedagogia, também ocorre na mesma data a 15ª Semana de Educação da Ufac, trazendo como proposta central a abordagem acerca das diferentes linguagens que se entrecruzam no campo da educação escolar, em especial, e suas implicações no pensar e no fazer dos professores.

Por meio de conferências, sessões temáticas, minicursos, comunicações livres e oficinas, serão promovidas reflexões e apresentações de estudos em diferentes áreas do conhecimento que resultam de pesquisas e experiências de sala de aula nas cidades e florestas amazônicas e em outras partes do Brasil e do mundo.

“É preciso destacar que as questões e temáticas em discussão nesse evento foram produzidas em diferentes tempos e espaços. Desse modo, torna-se necessário pensarmos a importância dessas categorias para a compreensão das muitas formas de expressão, linguagens e relações sociais amazônicas como forma de situar a historicidade de suas formulações, as tensões e os embates que marcaram e continuam a marcar a produção de discursos, inventando e inventariando essa região, com seus territórios, culturas e gentes no mundo moderno”, observa o coordenador-geral do simpósio, professor Gerson Albuquerque.

A temática linguagens e educação permeará as discussões, norteando as atividades propostas durante os dias do evento. Além de pesquisadores e estudantes universitários, podem inscrever-se e participar do evento alunos e professores de ensino médio,  ativistas e militantes de movimentos sociais e demais interessados.

As inscrições à comunidade em geral já estão abertas e se estendem até 7 de outubro. São feitas gratuitamente pela internet no sítio www.simposioufac.com. Já os interessados em apresentar pôsteres ou comunicações orais, podem efetuar inscrição até 31 de julho. 

segunda-feira, 30 de maio de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

quinta-feira, 24 de março de 2011

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental - 03




O suporte dessa publicação é CD-ROM (mídia digital) e não eletrônico. O envio dos CD-ROMs aos autores está sendo providenciado.