quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Simpósio e colóquio começam na outra semana

O 5º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul Ocidental e 4º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia prometem movimentar a Universidade Federal do Acre (Ufac) na próxima semana. Shows, exposições, palestras, cursos, conferências e lançamento de livro estão agendados para ocorrer de 7 a 11 de novembro.

Estudiosos e autoridades das áreas afins de vários países e estados brasileiros já marcaram presença, entre eles Mary Louise Pratt, da Universidade de Nova York, Beryl W. Jonhson, da University of West Indies (Jamaica), Krista Kateneva e Jossianna Arroyo Martinez, ambas da Universidade do Texas.

No começo desta semana, inscrições para novos minicursos foram abertas aos interessados. A professora Maria do Rosário Valencise, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), será ministrante de “Michel Foucault: discurso, poder, identidades”. Já Franciana Castro, da Ufac, e Eurivalda Santana, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), ministram “Ensinando Adição e Subtração”. A data de realização e horário vão ser os mesmos dos outros nove minicursos, do dia 8 a 10, das 8 às 12 horas, no bloco de mestrados.

No dia 9, a cantora e compositora Keilah Diniz realiza show no anfiteatro Garibaldi Brasil, a partir das 19h30. A entrada é livre. A artista morou em Rio Branco entre 1977 e 1985, período em que participou intensamente do movimento artístico acreano, contribuindo na poesia, no teatro e na música.

Para o último dia, está programado o espetáculo “Comboio Atlântico - re-misturando nossos sons espalhados no Atlântico”, às 20 horas, no Casarão.  O evento é um diálogo performático entre músicos e dançarinos – africanos e brasileiros de origem africana ou não–que têm na África ponto de partida estético e filosófico em comum. O objetivo é divulgar a cultura do velho continente a partir de músicas e danças tradicionais e novas que se incorporam ao espetáculo.

Os membros do grupo Comboio Atlântico Salloma Salomão (músico e historiador) e Carlinhos Antunes (músico e historiador) promovem antes, no dia 9, workshow sobre a influência da África na música brasileira, e exibição do documentário “Sete dias em Burkina” na Escola Acreana de Música, no Conjunto Tucumã.

As inscrições para apresentação de trabalhos e participação como ouvinte no simpósio e colóquio já se encerraram no mês passado. Ouvintes, no entanto, poderão se inscrever ainda no primeiro dia dos eventos, no câmpus da Ufac. As inscrições para os minicursos e workshow podem ser feitas no sítio eletrônico www.simposioufac.com.