sexta-feira, 22 de julho de 2011

Inscrições para apresentação de trabalhos vão até fim do mês

As inscrições para comunicações orais, participação em grupos de trabalho e apresentações de pôsteres no 5º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e no 4º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia estão abertas até o fim deste mês.

O evento ocorre de 7 a 11 de novembro no câmpus da Universidade Federal do Acre (Ufac). Ao mesmo tempo, a coordenação do curso de pedagogia vai realizar a 15ª Semana de Educação da Ufac.

A perspectiva que orienta o evento é apresentar e debater um conjunto de estudos sobre as Amazônias, a partir de abordagens multidisciplinares, valorizando a análise e interpretação de autores que se contrapõem às noções de “vazio demográfico”, “primitivismo”, “paraíso terrestre” ou “inferno verde” que sempre marcaram as formas de análise nos estudos amazônicos produzidos por pesquisadores e autores que desconhecem as realidades locais.

Pesquisadores, professores e estudantes podem inscrever-se gratuitamente elaborando resumo com 150 a 300 palavras no site www.simposioufac.com. Para os ouvintes, as inscrições estendem-se até 7 de outubro.

Nesta edição do simpósio, há dois grupos de trabalho. O primeiro tem o objetivo de reunir trabalhos que envolvam, de forma complementar, pesquisas relacionadas às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e o ensino. O segundo é sobre leitura, ensino e aprendizagem de línguas e formação de professores.