quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ana Clara lança em Portugal obra sobre evoluir da dança em Angola


Fonte: Jornal de Angola - Editado por AD   
Thursday, 15 January 2009
ImageO livro "Para uma História da Dança em Angola: Entre a Escola e a Companhia - Um Percurso Pedagógico", da autoria da coreógrafa angolana Ana Clara Guerra Marques é lançado esta quinta-feira, pelas 18.30h, na cidade de Lisboa, com a apresentação da escritora angolana Ana Paula Tavares.

O livro, que já foi apresentado em Novembro na capital angolana, aborda em 160 páginas o percurso da dança teatral em Angola, com realce para a dança profissional e académica. O prefácio da obra tem a assinatura de Paula Tavares.

Esta obra literária, segundo a autora, foi transcrita, muito detalhadamente, a partir da sua tese de licenciatura, tendo-se igualmente apoiado em várias fontes do período colonial e pós independência.

Bailarina e coreógrafa angolana, Ana Clara Guerra Marques nasceu a 2 de Novembro de 1962, em Angola. É uma das pioneiras da dança contemporânea africana.

Fundadora da primeira Companhia de dança profissional em Angola, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, no ano de 1991, Ana Clara possui um vasto repertório de obras, com as quais introduz novas formas e conceitos de espectáculo, em que figuram “Corpusnágua”; “Solidão”; “1 Morto & os Vivos” e “5 Estátuas para Masongi”, para as quais trabalha em conjunto com alguns dos mais reconhecidos escritores, pintores e escultores angolanos, entre os quais Manuel Rui Monteiro, Artur Pestana “Pepetela”, Frederico Ningi, Jorge Gumbe, Francisco Van-Dúnem “Van” e António Ole.

Ana Clara Guerra Marques é mestre em Performance Artística e Dança e membro individual do Centro Internacional da Dança da UNESCO. É a única investigadora a trabalhar sobre as danças de máscaras do povo Cokwe de Angola.
Em 1995 recebeu o prémio "Identidade" e em 2006 são-lhe atribuídos o "Diploma de Honra do Ministério da Cultura" e o "Prémio Nacional de Artes" na categoria Dança, pela sua contribuição nos campos do ensino, criação artística, investigação e cultura de Angola.