Ana Clara Guerra Marques é professora de dança, coreografa, bailarina e assessora do gabinete da ministra da Cultura. Em 2006 recebeu o Prémio Nacional de Cultura e Artes.
Clara, ou Clarinha para os mais próximos, é uma referência da dança e da coreografia de autor em Angola e, para muitos, dispensa apresentações. Trata-se de um nome sonante por ser a fundadora da Companhia de Dança Contemporânea em Angola e oriunda de uma família cujo nível de vida social, académico e profissional sempre foram um modelo.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Lançamento dos livros
Da esquerda para direita: Arquilau de Castro Melo, Francisco Foot Hardman, Leopoldo Bernucci. |
Último dia de comunicações
Dia 29 de outubro foi o último dia de apresentação de comunicações livres durante do evento. Confira algumas imagens.
sábado, 30 de outubro de 2010
Sessão temática: “Duas faces amazônicas: oralidades, escritas e vozes urdidas no papel”
Para encerrar a quinta-feira, tivemos, na parte da noite, a sessão temática “Duas faces amazônicas: oralidades, escritas e vozes urdidas no papel” em que tivemos a fala dos Profs. Drs. Agenor Sarraf Pacheco - Universidade Federal do Pará - e Gerson Rodrigues Albuquerque - Universidade Federal do Acre.
Conferência: “Canibalizando os seringais e o inferno verde: presença de Mário Guedes e Alberto Rangel em La vorágine, de José Eustasio Rivera”
Na tarde de quinta-feira, 28 de outubro, tivemos a conferência intitulada“Canibalizando os seringais e o inferno verde: presença de Mário Guedes e Alberto Rangel em La vorágine, de José Eustasio Rivera”, que foi ministrada pelo Prof. Dr. Leopoldo Bernucci – Universidade da Califórnia , Davis, EUA.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Minicursos
Encerrou nesta quinta-feira, de manhã, os miniscursos oferecidos durante IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-ocidental e III Colóquio Internacional "As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-amazônia".
Documentário "O mergulho"
Na noite dessa quarta-feira tivemos a amostra do documentário "O mergulho", que foi comentado pelo Prof. Dr. Agenor Sarraf Pacheco e Pelo Prof. Dr. Francisco Foot Hardman, além da participação de algumas das pessoas presentes.
Lançamento dos livros
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Conferência: "As sociedades indígenas nas fronteiras culturais: discursos que se inventam e se reiventam"
Na noite de terça-feira, 26 de outubro, tivemos a ilustre presença da Profa. Dra. Ivânia dos Santos Neves, que ministrou a conferência intitulada "As sociedades indígenas nas fronteiras culturais: discursos que se inventam e se reiventam", abordando algumas questões acerca da Análise do Discurso e outras relacionadas aos indígenas. A palestrante ainda nos apresentou o seu projeto com os indígenas Suruí-Aikewára, cujo título é "Crianças Suruí-Aikewára: entre a tradição e as novas tecnologias".
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Sessão temática: "Escolarização e identidade no Acre Território"
Na tarde desta terça-feira, 26 de outubro, tivemos a sessão temática "Escolarização e identidade no Acre". Abordando a temática sob diferentes pontos de vista, tivemos na mesa a Profa. Dra. Elizabeth Miranda de Lima, Profa. Dra. Aline Andreia Nicolli, Profa. Dra. Franciana Carneiro de Castro e Profa. Dra. Tânia Mara Rezende, que com um público numeroso, nos proporcionou um debate de alto nível.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Show musical de Heloy de Castro e banda
Para encerrar nossas atividades do dia, nada melhor do que uma boa música. E tivemos a honra e o prazer de ouvir as canções do cantor e compositor Heloy de Castro, que agradou a todos com a sua música.
Solenidade de abertura do IV Simpósio E III Colóquio Internacional
Na noite desta segunda -feira, 25 de Outubro, no anfiteatro Garibaldi Brasil, tivemos a solenidade de abertura do IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e III Colóquio Internacional "As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia".
Conferência: "O impasse da representação: Euclides da Cunha e as fronteiras do imaginário amazônico"
Na tarde deste dia 25 de Outubro de 2010, contamos com a ilustre presença do Prof. Dr. Francisco Foot Hardman, da Universidade Estadual de Campinas, que proferiu uma magnífica palestra sobre Euclides da Cunha. Com um público numeroso e entre debates e discussões, tivemos uma grande oportunidade de expandir nossa visão acerca da temática.
Abertura da exposição "Dir Expeditionem der Poetem"
Dalmir Ferreira com uma de suas criações |
Início das atividades do IV Simpósio e III Colóquio
Iniciou-se nesta manhã de segunda-feira, 25 de Outubro de 2010, as atividades do IV Simpósio Linguagens e Identidades da /na Amazônia Sul-Ocidental e III Colóquio Internacional "As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan- Amazônia. Como previsto na programação, houve os credenciamentos e a abertura da exposição "Dir Expeditionem der Poetem" do artista plástico Dalmir Ferreira.
sábado, 23 de outubro de 2010
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
NARRATIVAS TUPI DE CRIAÇÃO DA LUA: RECORRÊNCIAS E DISPERSÕES - por Ivânia dos Santos Neves
Texto publicado originalmente nos ANAIS DO SETA, Número 3, 2009
Para visualizar em tela inteira, clique em "full".
Para visualizar em tela inteira, clique em "full".
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
I CRLA foi espaço para debates transdisciplinares
Postado por Paula Szundy no site www.alab.org.br Cerimônia de Abertura do I CRLA, Rio Branco/AC, 20/09/2010 O I Colóquio Regional de Linguística Aplicada (I CRLA), realizado na Universidade Federal do Acre, Rio Branco, de 20 a 22 de setembro, possibilitou o intercâmbio entre pesquisadores de diversos estados brasileiros: Acre, Alagoas, Paraíba, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros. A realização de colóquios regionais intermediários ao Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA) integra a pauta de trabalho da atual direção da ALAB e tem o intuito de intensificar o intercâmbio de pesquisadores que desenvolvem estudos em LA e áreas transdisciplinares de forma a criar espaços que propiciem igual visibilidade na apresentação e discussão de pesquisas realizadas nas diferentes regiões do Brasil. O I CRLA, uma parceria entre a Associação de Linguística Aplicada do Brasil e o Mestrado em Letras – Linguagem e Identidade da UFAC, contou com uma média de 150 participantes entre alunos da pós-gradução, graduação, professores universitários e professores da rede pública do estado do Acre. Durante três dias, os participantes do colóquio discutiram questõs relacionadas a letramentos, identidades sociais, linguística educacional , formação de professores, gêneros do discurso/texto, novas tecnologias e ensino de línguas em uma programação intensa que incluiu mini-cursos, mesas-temáticas, sessões de comunicação e conferências. |
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Na terceira margem do rio: uma entrevista com Durval Muniz de Albuquerque Jr. - por Rafael Portela
Para visualizar em tela cheia, clique em "full".Entrevista publicada originalmente em Revista de História da Universidade Federal da Bahia. Confira o link aqui.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
I Colóquio Regional de Lingüística Aplicada em Rio Branco - AC
Foto: Ascom/Ufac |
Teve início na última segunda-feira, 20 de setembro, o I Colóquio Regional de Lingüística Aplicada, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, campus da Universidade Federal do Acre. Na solenidade de abertura estiveram presentes a reitora da Ufac, Prof.ª Dr.ª Olinda Batista Assmar, a Secretária Estadual de Educação, Prof.ª Maria Corrêa, o Coordenador do Curso de Mestrado em Letras - Linguagem e Identidade, Prof. Dr. Henrique Soares, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Drª. Rusleyd Abreu e a Presidente da Associação Nacional de Lingüística Aplicada, Prof.ª Dr.ª Paula Szundy.
Após a solenidade, a conferência de abertura ficou a cargo da Profª Drª Ângela Kleiman que falou sobre "Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna".
terça-feira, 14 de setembro de 2010
"Vozes sem rosto, sombrias silhuetas: a contribuição da publicação do livro 'Vigiar e Punir' de Michel Foucault para a Historiografia brasileira"
Texto publicado originalmente no site do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - CCHLA
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Exposição de Artes Plásticas por Dalmir Ferreira no IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental
Dalmir Ferreira
"Nasceu em 12 de fevereiro de 1952, filho do guarda-livros Djalma Ferreira e de Benedita Rodrigues Ferreira, no Seringal Bom Destino, em Porto Acre/AC, berço do movimento armado que deu origem ao estado do Acre. Revelou-se apaixonado estudioso da Amazônia com viagens e longa vivência em alguns de seus estados, formando uma biblioteca de objetos, obras, artes e documentos que em seu atelier-museu, testemunham sua dedicação pela cultura de sua região.
É graduado em engenharia e história, acumulando também cursos informais em diversas áreas, como artes plásticas pela Escola Panamericana de Artes em 1960 e música pela escola Open University em 1983 entre outros. É reconhecido artista plástico, poeta, memorialista e ativista cultural, com obras e exposições no Brasil e no exterior"
Fonte do texto e foto: http://dalmirferreira.blogspot.com/
É graduado em engenharia e história, acumulando também cursos informais em diversas áreas, como artes plásticas pela Escola Panamericana de Artes em 1960 e música pela escola Open University em 1983 entre outros. É reconhecido artista plástico, poeta, memorialista e ativista cultural, com obras e exposições no Brasil e no exterior"
Fonte do texto e foto: http://dalmirferreira.blogspot.com/
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
15 de setembro - último dia para envio dos trabalhos completos
Na próxima quarta-feira, 15 de setembro de 2010, encerra-se o prazo para envio dos trabalhos completos. Os comunicadores que tiveram seus resumos aceitos para apresentação podem enviar seus trabalhos para o e-mail: linguagens.identidades.ufac@gmail.com
A publicação dos trabalhos será feita em CD-ROM, no formato de anais do evento. As normas de formatação dos textos podem ser conferidas aqui.
A publicação dos trabalhos será feita em CD-ROM, no formato de anais do evento. As normas de formatação dos textos podem ser conferidas aqui.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Revolução Amada por Heloy de Castro
Encontre mais artistas de Heloy de Castro em myspace Music
Caso tenha problemas para acessar o áudio clique aqui.
Caso tenha problemas para acessar o áudio clique aqui.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Resumos aprovados - listagem final
Confira a listagem final dos resumos aprovados.
LISTA FINAL DAS COMUNICAÇÕES APROVADAS | ||||
Nº | AUTORAS(ES) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO | INSTITUIÇÃO | |
01 | Adel Malek Hanna | O IMAGINÁRIO JUDAICO-CRISTÃO NA CONSTRUÇÃO DO HOMEM DA FLORESTA: JUDAS-ASVERO | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE | |
02 | Ademárcia Lopes de Oliveira Costa Maria Irinilda da Silva Bezerra | FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL/ACRE | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE/CAMPUS DE CRUZEIRO DO SUL | |
03 | Adriana Fidelis Silva | IGUALDADE E DIVERSIDADE – POESIA E DEMANDAS SOCIAIS NO BRASIL | UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUÍZ DE FORA | |
04 | Adriana Ramos dos Santos | O DIÁLOGO DAS ESCOLAS COM A COMUNIDADE RIBEIRINHA DO JURUÁ | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE | |
05 | Aelissandra Ferreira da Silva | O CONCEITO DE INFANCIA PRESENTE NAS VERSÕES DO CONTOCHAPEUZINHO VERMELHO SOB A ÓTICA DA AD | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE |
Continuação da lista aqui.
Heloy de Castro e Convidados no IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental
Foto: Talita Oliveira |
Músico e compositor iniciou sua carreira em festivais de MPB em Minas Gerais. Fez parte integrante como vocalista e guitarrista no grupo The Four Craizes em Belo Horizonte, fazendo shows em vários municípios em Minas Gerais. Mora em Rio Branco desde 1983, onde também participou de muitos festivais e passou a compor músicas que chamam a atenção para questões locais e ambientais. Durante muitos anos tocou em bares em Rio Branco, destacando-se no Casarão.
Participou juntamente com João Veras, Sérgio Taboada, Chico Chagas, Dinho Gonçalves entre outros do Grupo Canto Livre Canto.
Sua música Casa Encantada foi tema do FAMP 1988 e foi vencedor em 1991 com Caro John.
Foi selecionado por duas vezes pelo SESC para representar o estado do Acre no Festival da “Cidade Canção”, em Maringá – PR.
Premiado com 2º e 3º lugares respectivamente, do 3º e 4º FUC – UFAC.
Fundou com o grupo Capu e João Veras o grupo musical Os Alquimistas, que tocou com sucesso nas noites acreanas principalmente nos bares O Casarão e O Porão.
Texto: Blog do Acústico em Som Maior.
Confira a música Acre Syndicate que compõe o 5º CD de Heloy de Castro: "Revolução Amada"
Encontre mais Heloy de Castro álbuns em myspace Music
Caso tenha problemas para acessar o áudio, clique aqui.
Encontre mais Heloy de Castro álbuns em myspace Music
Caso tenha problemas para acessar o áudio, clique aqui.
domingo, 5 de setembro de 2010
Ana Clara Guerra Marques a precursora do bailado em Angola
Ana Clara Guerra Marques
Fotografia: Jornal de Angola
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
RESENHAS - "Euclides da Cunha, a Amazônia e a barbárie" por Jaime Ginzburg
Texto retirado do site www.scielo.br, confira o link.
RESENHAS: "História - A arte de inventar o passado" por Luís César Castrillon Mendes
Texto retirado do site da Unicamp, confira o link.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Ana Clara lança em Portugal obra sobre evoluir da dança em Angola
Fonte: Jornal de Angola - Editado por AD | |
Thursday, 15 January 2009 | |
O livro "Para uma História da Dança em Angola: Entre a Escola e a Companhia - Um Percurso Pedagógico", da autoria da coreógrafa angolana Ana Clara Guerra Marques é lançado esta quinta-feira, pelas 18.30h, na cidade de Lisboa, com a apresentação da escritora angolana Ana Paula Tavares. O livro, que já foi apresentado em Novembro na capital angolana, aborda em 160 páginas o percurso da dança teatral em Angola, com realce para a dança profissional e académica. O prefácio da obra tem a assinatura de Paula Tavares. Esta obra literária, segundo a autora, foi transcrita, muito detalhadamente, a partir da sua tese de licenciatura, tendo-se igualmente apoiado em várias fontes do período colonial e pós independência. Bailarina e coreógrafa angolana, Ana Clara Guerra Marques nasceu a 2 de Novembro de 1962, em Angola. É uma das pioneiras da dança contemporânea africana. Fundadora da primeira Companhia de dança profissional em Angola, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, no ano de 1991, Ana Clara possui um vasto repertório de obras, com as quais introduz novas formas e conceitos de espectáculo, em que figuram “Corpusnágua”; “Solidão”; “1 Morto & os Vivos” e “5 Estátuas para Masongi”, para as quais trabalha em conjunto com alguns dos mais reconhecidos escritores, pintores e escultores angolanos, entre os quais Manuel Rui Monteiro, Artur Pestana “Pepetela”, Frederico Ningi, Jorge Gumbe, Francisco Van-Dúnem “Van” e António Ole. Ana Clara Guerra Marques é mestre em Performance Artística e Dança e membro individual do Centro Internacional da Dança da UNESCO. É a única investigadora a trabalhar sobre as danças de máscaras do povo Cokwe de Angola. Em 1995 recebeu o prémio "Identidade" e em 2006 são-lhe atribuídos o "Diploma de Honra do Ministério da Cultura" e o "Prémio Nacional de Artes" na categoria Dança, pela sua contribuição nos campos do ensino, criação artística, investigação e cultura de Angola. |
Assinar:
Postagens (Atom)