segunda-feira, 4 de outubro de 2010

I CRLA foi espaço para debates transdisciplinares

Postado por Paula Szundy no site www.alab.org.br
Em 30/09/2010
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Cerimônia de Abertura do I CRLA, Rio Branco/AC, 20/09/2010 
O I Colóquio Regional de Linguística Aplicada (I CRLA), realizado na Universidade Federal do Acre, Rio Branco, de 20 a 22 de setembro, possibilitou o intercâmbio entre pesquisadores de diversos estados brasileiros: Acre, Alagoas, Paraíba, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros.
A realização de colóquios regionais intermediários ao Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA) integra a pauta de trabalho da atual direção da ALAB e tem o intuito de intensificar o intercâmbio de pesquisadores que desenvolvem estudos em LA e áreas transdisciplinares de forma a criar espaços que propiciem igual visibilidade na apresentação e discussão de pesquisas realizadas nas diferentes regiões do Brasil. 
O I CRLA, uma parceria entre a Associação de Linguística Aplicada do Brasil e o Mestrado em Letras – Linguagem e Identidade da UFAC, contou com uma média de 150 participantes entre alunos da pós-gradução, graduação, professores universitários e professores da rede pública do estado do Acre.
Durante três dias, os participantes do colóquio discutiram questõs relacionadas a letramentos, identidades sociais, linguística educacional , formação de professores, gêneros do discurso/texto, novas tecnologias e ensino de línguas em uma programação intensa que incluiu mini-cursos, mesas-temáticas, sessões de comunicação e conferências.
Mediaram e instigaram o debate no I CRLA os professores-convidados Ângela Kleiman, Orlando Vian Júnior, Luiz Paulo da Moita Lopes, Arnaldo Cortina, Ucy Soto, Paula Szundy, Maria Ester Vieira de Sousa, Gerson Rodrigues de Albuquerque, Francisco Bento da Silva, Verônica Kamel, Vicente Cerqueira e Marileize França Mattar.
O colóquio encerrou-se na tarde do dia 22.09. No entanto, para que os diálogos bakhtinianamente continuem nas atitudes-respostas de outrem, transcrevo a seguir o trecho final da conferência de encerramento Letramento, tecnologias e identidades sociais ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ).
(…) os letramentos midiáticos, por causa de sua grande penetração nas sociedades, nos trazem significados de natureza diferente que dialogam com idéias cristalizadas sobre quem somos e nos interrogam sobre  quem podemos ser: um desafio crucial de nossos tempos.

Em sociedades hipersemiotizadas, em que nossos repertórios de sentidos são ampliados de forma infinita, temos, em nossas mãos, o dever e a possibilidade de entender a multiplicidade de formas diferentes de vida social e  de repelir significados que provoquem o sofrimento humano: a última instância ética.

O contrário disso seria uma escola irresponsável que não dialoga com os significados da vida social contemporânea e com os letramentos que a constrói. Esse é um preço que não podemos e não devemos pagar. É um desafio de nossos tempos.”

(Moita Lopes, 2010 – I Colóquio Regional de Linguística Aplicada: Rio Branco, AC) 
Aguardamos todos para continuar os debates no IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada.
Veja fotos do I CRLA no link Galeria de Fotos.