quarta-feira, 30 de maio de 2012

Simpósio de linguagens e identidades da Ufac abre inscrições


 
A Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Centro de Estudos Africanos e da Diáspora (Cecafro) da PUC/SP promovem de 5 a 9 de novembro, no câmpus universitário, a 6ª edição do Simpósio de Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e a 5ª edição do Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia.
As inscrições para os eventos começaram na semana passada. Quem desejar participar como ouvinte tem até o dia 31 de outubro para se inscrever. Já para quem quer apresentar comunicações orais ou pôsteres, o prazo se encerra em 22 de julho.
Pesquisadores, professores e estudantes dos diferentes níveis de ensino, bem como ativistas e militantes de movimentos sociais, são esperados nos cinco dias de atividades, as quais consistem em oficinas, sessões temáticas, minicursos, exposições, espetáculos, comunicações livres e conferências em diferentes áreas do conhecimento.
“Tendo em vista a temática deste ano, ‘Literaturas e estudos culturais nas Amazônias’, buscaremos promover debates em torno das literaturas amazônicas e pan-amazônicas, cujos aspectos estéticos e históricos estão inseridos no contexto da modernidade, lançando mão das leituras e releituras desenvolvidas por estudiosos da cultura, em seus mais diferentes campos de atuação”, informa a coordenadora-geral do simpósio, professora Francemilda Lopes.
“Com o colóquio, estamos procurando ampliar nossas ações realizando atividades que vão ao encontro das reflexões sobre as africanidades, a negritude e as práticas culturais amazônicas desenvolvidas no âmbito da Ufac, como forma de potencializar as ações de ensino, pesquisa e extensão e sua relação direta com a comunidade, em especial com alunos e professores da rede pública de ensino”, completa o coordenador-geral do colóquio, professor Gerson Albuquerque.
Líderes de movimentos sociais, pesquisadores e estudiosos, de vários países e estados brasileiros, já foram convidados pelos organizadores do duplo evento para compor a programação. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pela internet no sítio www.simposioufac.com.