sexta-feira, 29 de julho de 2011

Começaram as inscrições para minicursos

Estão abertas as inscrições para os minicursos oferecidos pelo 5º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e 4º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia. São seis minicursos com 30 vagas cada um.

Alunos, professores e sociedade em geral podem participar e têm direito a certificado de 20 horas.

Os minicursos ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro e fazem parte das atividades programadas para o simpósio e colóquio, que estão marcados para 7 a 11 de novembro, no câmpus da Universidade Federal do Acre (Ufac).

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no sítio www.simposioufac.com até o dia 7 de outubro.

Os temas dos minicursos são os seguintes:

Amazônia e Acre: simbologias, imagens e imaginações

Uma proposta para a reeducação das relações étnico-raciais a partir do currículo escolar

Metasys sem mistério: aplicativos do UCA em sala de aula

O rock brasileiro nos anos 1980

Estratégias de leitura na produção de práticas leitoras em língua estrangeira

Estudos de gênero em textos de mulheres negras na literatura brasileira e africana de língua portuguesa

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Inscrições para apresentação de trabalhos vão até fim do mês

As inscrições para comunicações orais, participação em grupos de trabalho e apresentações de pôsteres no 5º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e no 4º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia estão abertas até o fim deste mês.

O evento ocorre de 7 a 11 de novembro no câmpus da Universidade Federal do Acre (Ufac). Ao mesmo tempo, a coordenação do curso de pedagogia vai realizar a 15ª Semana de Educação da Ufac.

A perspectiva que orienta o evento é apresentar e debater um conjunto de estudos sobre as Amazônias, a partir de abordagens multidisciplinares, valorizando a análise e interpretação de autores que se contrapõem às noções de “vazio demográfico”, “primitivismo”, “paraíso terrestre” ou “inferno verde” que sempre marcaram as formas de análise nos estudos amazônicos produzidos por pesquisadores e autores que desconhecem as realidades locais.

Pesquisadores, professores e estudantes podem inscrever-se gratuitamente elaborando resumo com 150 a 300 palavras no site www.simposioufac.com. Para os ouvintes, as inscrições estendem-se até 7 de outubro.

Nesta edição do simpósio, há dois grupos de trabalho. O primeiro tem o objetivo de reunir trabalhos que envolvam, de forma complementar, pesquisas relacionadas às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e o ensino. O segundo é sobre leitura, ensino e aprendizagem de línguas e formação de professores.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Inscrições para simpósio e colóquio já estão abertas

A Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora da PUC/São Paulo realizam de 7 a 11 de novembro, no campus universitário, a 5ª edição do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e a 4ª edição do Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia.

Este ano, em parceria com a coordenação do curso de pedagogia, também ocorre na mesma data a 15ª Semana de Educação da Ufac, trazendo como proposta central a abordagem acerca das diferentes linguagens que se entrecruzam no campo da educação escolar, em especial, e suas implicações no pensar e no fazer dos professores.

Por meio de conferências, sessões temáticas, minicursos, comunicações livres e oficinas, serão promovidas reflexões e apresentações de estudos em diferentes áreas do conhecimento que resultam de pesquisas e experiências de sala de aula nas cidades e florestas amazônicas e em outras partes do Brasil e do mundo.

“É preciso destacar que as questões e temáticas em discussão nesse evento foram produzidas em diferentes tempos e espaços. Desse modo, torna-se necessário pensarmos a importância dessas categorias para a compreensão das muitas formas de expressão, linguagens e relações sociais amazônicas como forma de situar a historicidade de suas formulações, as tensões e os embates que marcaram e continuam a marcar a produção de discursos, inventando e inventariando essa região, com seus territórios, culturas e gentes no mundo moderno”, observa o coordenador-geral do simpósio, professor Gerson Albuquerque.

A temática linguagens e educação permeará as discussões, norteando as atividades propostas durante os dias do evento. Além de pesquisadores e estudantes universitários, podem inscrever-se e participar do evento alunos e professores de ensino médio,  ativistas e militantes de movimentos sociais e demais interessados.

As inscrições à comunidade em geral já estão abertas e se estendem até 7 de outubro. São feitas gratuitamente pela internet no sítio www.simposioufac.com. Já os interessados em apresentar pôsteres ou comunicações orais, podem efetuar inscrição até 31 de julho.