terça-feira, 21 de setembro de 2010

I Colóquio Regional de Lingüística Aplicada em Rio Branco - AC

Foto: Ascom/Ufac

      Teve início na última segunda-feira, 20 de setembro, o I Colóquio Regional de Lingüística Aplicada, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, campus da Universidade Federal do Acre. Na solenidade de abertura estiveram presentes a reitora da Ufac, Prof.ª Dr.ª Olinda Batista Assmar, a Secretária Estadual de Educação, Prof.ª Maria Corrêa, o Coordenador do Curso de Mestrado em Letras - Linguagem e Identidade, Prof. Dr. Henrique Soares, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Drª. Rusleyd Abreu e a Presidente da Associação Nacional de Lingüística Aplicada, Prof.ª Dr.ª Paula Szundy.


       Após a solenidade, a conferência de abertura ficou a cargo da Profª Drª Ângela Kleiman que falou sobre "Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna".

terça-feira, 14 de setembro de 2010

"Vozes sem rosto, sombrias silhuetas: a contribuição da publicação do livro 'Vigiar e Punir' de Michel Foucault para a Historiografia brasileira"

Texto publicado originalmente no site do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - CCHLA

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Exposição de Artes Plásticas por Dalmir Ferreira no IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental

Foto: Raquel Ishii



A exposição do artista plástico Dalmir Ferreira terá início no dia 23 de outubro de 2010, na Universidade Federal do Acre. Seus trabalhos em xilogravura ficarão disponíveis para visitação durante todo o evento.

Dalmir Ferreira

"Nasceu em 12 de fevereiro de 1952, filho do guarda-livros Djalma Ferreira e de Benedita Rodrigues Ferreira, no Seringal Bom Destino, em Porto Acre/AC, berço do movimento armado que deu origem ao estado do Acre. Revelou-se apaixonado estudioso da Amazônia com viagens e longa vivência em alguns de seus estados, formando uma biblioteca de objetos, obras, artes e documentos que em seu atelier-museu, testemunham sua dedicação pela cultura de sua região.
É graduado em engenharia e história, acumulando também cursos informais em diversas áreas, como artes plásticas pela Escola Panamericana de Artes em 1960 e música pela escola Open University em 1983 entre outros. É reconhecido artista plástico, poeta, memorialista e ativista cultural, com obras e exposições no Brasil e no exterior" 

Fonte do texto e foto: http://dalmirferreira.blogspot.com/

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

15 de setembro - último dia para envio dos trabalhos completos

         Na próxima quarta-feira, 15 de setembro de 2010, encerra-se o prazo para envio dos trabalhos completos. Os comunicadores que tiveram seus resumos aceitos para apresentação podem enviar seus trabalhos para o e-mail: linguagens.identidades.ufac@gmail.com
        A publicação dos trabalhos será feita em CD-ROM, no formato de anais do evento. As normas de formatação dos textos podem ser conferidas aqui.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Revolução Amada por Heloy de Castro





Encontre mais artistas de Heloy de Castro em myspace Music
Caso tenha problemas para acessar o áudio clique aqui.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Resumos aprovados - listagem final

Confira a listagem final dos resumos aprovados. 
LISTA FINAL DAS COMUNICAÇÕES APROVADAS

AUTORAS(ES)
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO
INSTITUIÇÃO
01
Adel Malek Hanna
O IMAGINÁRIO JUDAICO-CRISTÃO NA CONSTRUÇÃO DO HOMEM DA FLORESTA: JUDAS-ASVERO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
02
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
Maria Irinilda da Silva Bezerra
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL/ACRE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE/CAMPUS DE CRUZEIRO DO SUL
03
Adriana Fidelis Silva
IGUALDADE E DIVERSIDADE – POESIA E DEMANDAS SOCIAIS NO            BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUÍZ DE FORA
04
Adriana Ramos dos Santos
O DIÁLOGO DAS ESCOLAS COM A COMUNIDADE RIBEIRINHA DO JURUÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
05
Aelissandra Ferreira da Silva
O CONCEITO DE INFANCIA PRESENTE NAS VERSÕES DO CONTOCHAPEUZINHO VERMELHO SOB A ÓTICA DA AD
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Continuação da lista aqui.

Heloy de Castro e Convidados no IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental

Foto: Talita Oliveira
Músico e compositor iniciou sua carreira em festivais de MPB em Minas Gerais. Fez parte integrante como vocalista e guitarrista no grupo The Four Craizes em Belo Horizonte, fazendo shows em vários municípios em Minas Gerais. Mora em Rio Branco desde 1983, onde também participou de muitos festivais e passou a compor músicas que chamam a atenção para questões locais e ambientais. Durante muitos anos tocou em bares em Rio Branco, destacando-se no Casarão.
Participou juntamente com João Veras, Sérgio Taboada, Chico Chagas, Dinho Gonçalves entre outros do Grupo Canto Livre Canto.
Sua música Casa Encantada foi tema do FAMP 1988 e foi vencedor em 1991 com Caro John.
Foi selecionado por duas vezes pelo SESC para representar o estado do Acre no Festival da “Cidade Canção”, em Maringá – PR.
Premiado com 2º e 3º lugares respectivamente, do 3º e 4º FUC – UFAC.
Fundou com o grupo Capu e João Veras o grupo musical Os Alquimistas, que tocou com sucesso nas noites acreanas principalmente nos bares O Casarão e O Porão.
Texto: Blog do Acústico em Som Maior.
Confira a música Acre Syndicate que compõe o 5º CD de Heloy de Castro: "Revolução Amada"


Encontre mais Heloy de Castro álbuns em myspace Music
Caso tenha problemas para acessar o áudio, clique aqui.


domingo, 5 de setembro de 2010

Ana Clara Guerra Marques a precursora do bailado em Angola

 
Ana Clara Guerra Marques
Fotografia: Jornal de Angola
Ana Clara Guerra Marques é professora de dança, coreografa, bailarina e assessora do gabinete da ministra da Cultura. Em 2006 recebeu o Prémio Nacional de Cultura e Artes.

Clara, ou Clarinha para os mais próximos, é uma referência da dança e da coreografia de autor em Angola e, para muitos, dispensa apresentações. Trata-se de um nome sonante por ser a fundadora da Companhia de Dança Contemporânea em Angola e oriunda de uma família cujo nível de vida social, académico e profissional sempre foram um modelo.